Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

Base Estrutural do © PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

15ª. AULA - Visão Espírita da Bíblia – Novo Testamento (os Evangelhos)


Objetivos Específicos
Esclarecer que a mensagem de Jesus de Nazaré foi ensinada e vivida por ele próprio, que nada deixou escrito. Os Evangelhos, embora discordantes quanto a fatos históricos – incluindo a genealogia de Jesus –, e desfigurados pelas centenas de traduções ocorridas ao longo dos séculos, conservaram, ainda hoje, o cerne de seus ensinamentos. E é o Espiritismo quem no-lo revela em Espírito e Verdade, para que possa ser, finalmente, compreendido e vivenciado.(STS)

Podemos dividir as matérias contidas nos Evangelhos em cinco partes: 1) os atos comuns da vida do Cristo; 2) Os milagres; 3) As profecias; 4) As palavras que serviram para o estabelecimento dos dogmas da igreja; 5) O ensino moral. Se as quatro primeiras partes têm sido objeto de discussões, a última permanece inatacável. Diante desse código divino, a própria incredulidade se curva. É o terreno em que todos os cultos podem encontrar-se, a bandeira sob a qual todos podem abrigar-se, por mais diferentes que sejam as suas crenças.
( Allan Kardec, O Evangelho segundo o Espiritismo, Introdução, I- Objetivo da obra)