Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

Base Estrutural do © PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

19ª. AULA - Antigos Cristãos na Codificação Espírita - 2a. Parte



Os Objetivos Específicos desta aula são os mesmos dos da 1a. parte (vide abaixo).
Assista à entrevista ao lado e tire as suas conclusões para o futuro debate em Aula.

SOBRE MÚSICA E FILOSOFIA:
Você deve estar se perguntando o que Música tem a ver com Filosofia Espírita,Filosofia e Religiosidade ? Tem tudo a ver,veja a próxima postagem no blog http://filosofandocotidiano.blogspot.com

Ao lado, você encontrará trechos da música de Ottorino Respighi, "Os Pinheiros de Roma", tocada pelas mais renomadas orquestras do mundo, uma delas, "Os Pinheiros da Via Appia"; pois bem, num dos vídeos, há uma cadência entre a câmera e os tambores que acompanham a música, como a demonstrar a marcha do exército romano, na volta para a pátria, a princípio lento e silencioso, mostrando também as ruinas do Império dos Césares (Paulo também foi cidadão de Roma, a cidadania romana era um privilégio em sua época, hoje o conceito de Cidadania evoluiu para o conceito de Direito concedido a todos), até o grandioso "finale", a chegada do exército, vitorioso, na Roma poderosa e inesquecível (ouça com fones de ouvido para captar a riqueza de detalhes dos diversos sons das orquestras).

OUÇA TAMBÉM a música de ZBIEGNIEW PREISNER, composta sobre as palavras de Paulo de Tarso aos Coríntios (I,1-7 e 13) (ESE, cap.XV, 6,7):
Ainda quando eu falasse todas as línguas dos homens e a língua dos próprios anjos, se eu não tiver caridade (Amor), serei como o bronze que soa e um címbalo que retine; ainda quando tivesse o dom de profecia, que penetrasse todos os mistérios, e tivesse perfeita ciência de todas as coisas; ainda quando tivesse toda a fé possível, até ao ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade,nada sou. E, quando houvesse distribuído os meus bens para alimentar os pobres e houvesse entregado meu corpo para ser queimado, se não tivesse caridade, tudo isso de nada me serviria.
A caridade (O Amor) é paciente; é branda e benfazeja; a caridade (o Amor) não é invejosa; não é temerária, nem precipitada; não se enche de orgulho; não é desdenhosa; não cuida de seus interesses; não se agasta, nem se azeda com coisa alguma; não suspeita mal; não se rejubila com a injustiça, mas se rejubila com a verdade; tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo sofre.
Agora, estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade (Amor) permanecem; mas, dentre elas, a mais excelente é a caridade