Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

Base Estrutural do © PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

20ª. AULA - Fé e Razão


Objetivos Específicos
Explicar que o debate entre Fé e Razão é tão antigo quanto a busca do homem pela sua própria origem; entrando pela Idade Média e chegando aos nossos dias, Fé e Razão foram separados na mesma medida em que Religião e Ciência se opõem frontalmente.
Elucidar que a Filosofia Espírita traz o poderoso elo de ligação entre ambas, uma vez que jamais poderão prescindir uma da outra.(STS)

Fé e Razão
Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade. (Dístico da abertura de O Evangelho Segundo o Espiritismo.)
Para crer, não basta ver, é necessário sobretudo compreender. (...) A fé raciocinada, que se apóia nos fatos e na lógica, não deixa nenhuma obscuridade: crê-se, porque se tem a certeza, e só se está certo quando se compreendeu. (Allan Kardec)

O debate ao lado “Ciência vs. Religião” foi realizado numa TV Educativa brasileira, entre um padre jesuíta e historiador, uma professora de filosofia e um pesquisador em física: seleção das espécies em Darwin e no neo-darwinismo, gnose e filosofia, a departamentalização do conhecimento, as respostas que a Bíblia não dá, o homem comum com seus dramas pessoais e as respostas que procura, o medo de Deus (castigos divinos), as religiões fundamentalistas, o pecado, células-tronco, e, finalmente, o grande enigma: Deus e a Vida.
Estas são algumas das questões discutidas pelos palestrantes: Qual a proposta do Espiritismo para todas elas?