Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

Base Estrutural do © PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

22ª. AULA - A Perfeição


Objetivos Específicos
Explicar que as palavras de Jesus ao povo e aos discípulos tinham finalidades diferentes: aos primeiros, encaminhar e educar; aos segundos, elucidar e educar; à humanidade do futuro, educar; Jesus, o Grande Educador do Espírito, Mestre de todos, Guardião da Terra mostra os caminhos para o auto conhecimento, desvelando a imensa capacidade de sermos perfeitos dentro de nossa restrita perfectibilidade. (STS)

A Perfeição
Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, fazei o bem aos que vos tem ódio, e orai pelos que vos perseguem e caluniam; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus, o qual faz nascer o sol sobre maus e bons, e vir chuva sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis nisso de especial? Não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celestial. (Mateus, V:44-48).

Há uma ativa ordenação ética no universo, não resultante de inaceitável mecanismo de punições eternas ou recompensas imerecidas, mas por dispositivos conscienciais que automaticamente nos suscitam os impulsos corretivos, quando erramos, ou crescente sensação de pacificação e plenitude à medida em que vamos adotando melhores padrões de procedimento. (Hermínio C.Miranda, A Memória e o Tempo).