O Espiritismo é uma Doutrina filosófica, de efeitos religiosos, como qualquer filosofia espiritualista, pois vai ter às bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma, e a vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto não ter culto, rito, templos e, entre os seus adeptos, nenhum recebeu nem tomou o título de sacerdote ou de sumo-sacerdote. (Allan Kardec, Obras Póstumas)
Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)
Base Estrutural do © PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
24ª. AULA - Prof. Denizard H.L.Rivail, Allan Kardec
Objetivos Específicos
Elucidar que Allan Kardec, na posição intelectual de educador, teve grande importância na organização de toda a obra da Codificação; seu espírito crítico, porém equilibrado garantiu, até os nossos dias, as conexões práticas necessárias ao aprendizado e aprofundamento do Espiritismo.(STS)
Prof. Denizard H.L.Rivail, Allan Kardec
Todo mundo fala da importância da educação, mas, para a maioria, esta palavra tem um significado extremamente vago, porque poucas pessoas chegaram a fazer uma idéia precisa de tudo o que ela abarca.(...) A educação é a arte de formar os homens; a arte de fazer eclodir neles os germes da virtude e abafar os do vício; de desenvolver sua inteligência e de lhes dar instrução própria às suas necessidades. (...) Numa palavra, a meta da educação consiste no desenvolvimento simultâneo das faculdades morais, físicas e intelectuais. (Textos Pedagógicos, D. H. Léon Rivail).
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
23ª. AULA - O Sermão do Monte - 2a. Parte
Jesu, Salvator Mundi (Leonardo Da Vinci)
O Sermão do Monte
Objetivos Específicos - (ver 22a. Aula)
As Bem-Aventuranças
ESPAÇO INTERATIVO
Destacar 2 ou mais textos do item (5) do Programa-VER relacionando-os com as demais obras da Bibliografia, resumir num texto de 40 linhas e trazer para o Espaço Interativo.
domingo, 6 de novembro de 2011
23ª. AULA - O SERMÃO DO MONTE - 1a. AULA
Objetivos Específicos
Detalhar o Sermão do Monte, elucidando que lá estão contidas as regras de conduta ética e moral do ser humano, Espírito imortal, conduzindo-o ao respeito pela Vida de todas as formas considerada, e ao pleno conhecimento das Leis Divinas, em nós insculpidas na própria consciência como a marca do obreiro, Deus, em sua obra. (STS)
O Sermão do Monte
Se todos os livros da Humanidade se perdessem, e só se conservasse o Sermão da Montanha de Jesus, nada estaria perdido. (Mahatma Gandhi)
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas somente aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Mateus VII : 21-23)
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
22ª. AULA - A Perfeição
Objetivos Específicos
Explicar que as palavras de Jesus ao povo e aos discípulos tinham finalidades diferentes: aos primeiros, encaminhar e educar; aos segundos, elucidar e educar; à humanidade do futuro, educar; Jesus, o Grande Educador do Espírito, Mestre de todos, Guardião da Terra mostra os caminhos para o auto conhecimento, desvelando a imensa capacidade de sermos perfeitos dentro de nossa restrita perfectibilidade. (STS)
A Perfeição
Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, fazei o bem aos que vos tem ódio, e orai pelos que vos perseguem e caluniam; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus, o qual faz nascer o sol sobre maus e bons, e vir chuva sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis nisso de especial? Não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celestial. (Mateus, V:44-48).
Há uma ativa ordenação ética no universo, não resultante de inaceitável mecanismo de punições eternas ou recompensas imerecidas, mas por dispositivos conscienciais que automaticamente nos suscitam os impulsos corretivos, quando erramos, ou crescente sensação de pacificação e plenitude à medida em que vamos adotando melhores padrões de procedimento. (Hermínio C.Miranda, A Memória e o Tempo).
Assinar:
Postagens (Atom)