Imagem:Codex Sinaiticus, escrito no séc. IV, com 1,4 mil páginas restauradas (Biblioteca Britânica: www.codexsinaiticus.org)
Objetivos Específicos
Destacar a importância da formação religiosa dos povos orientais a traçarem caminhos para o desenvolvimento da religiosidade ocidental que se despira dos mitos com o surgimento da Filosofia, mas que acabara por congelar o pensamento nas vertentes conceituais do raciocínio hermético; a jornada do povo judeu na conservação de seus princípios sócio-culturais e religiosos, que faculta o fortalecimento da implantação do monoteísmo. Utilizar o Texto de Apoio “Espiritismo como 3ª. síntese conceptual”. (STS)
Visão Espírita da Bíblia – Antigo Testamento
A Bíblia encerra fatos que a razão, desenvolvida pela Ciência, não poderia hoje aceitar, e outros que parecem estranhos e derivam de costumes que já não são os nossos. Mas, a par disso, haveria parcialidade em se não reconhecer que ela encerra grandes e belas coisas. A alegoria ocupa, ali, considerável espaço, ocultando sob o seu véu sublimes verdades, que se patenteiam, desde que se desça ao âmago do pensamento, pois logo desaparece o absurdo. (Allan Kardec).
O Espaço Interativo será aplicado na segunda aula deste mesmo tema.
Consulte o documentário Pequena História da Bíblia, neste blog.
O Espiritismo é uma Doutrina filosófica, de efeitos religiosos, como qualquer filosofia espiritualista, pois vai ter às bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma, e a vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto não ter culto, rito, templos e, entre os seus adeptos, nenhum recebeu nem tomou o título de sacerdote ou de sumo-sacerdote. (Allan Kardec, Obras Póstumas)
Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)
Base Estrutural do © PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.