O Espiritismo é uma Doutrina filosófica, de efeitos religiosos, como qualquer filosofia espiritualista, pois vai ter às bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma, e a vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto não ter culto, rito, templos e, entre os seus adeptos, nenhum recebeu nem tomou o título de sacerdote ou de sumo-sacerdote. (Allan Kardec, Obras Póstumas)
Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)
Base Estrutural do © PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.
domingo, 8 de maio de 2011
10a. Aula - HORIZONTES CULTURAIS II
Objetivos Específicos
Demonstrar a importância dos povos antigos na construção das sociedades; enfatizar que a mediunidade, como mediunismo primitivo formou os primeiros conceitos do sagrado, no contato com o invisível, posteriormente evoluindo para as religiões no formato de ritos, rituais e cerimônias de acesso ao Divino.
Horizontes Culturais II
Jeová é um deus mitológico, em fase de transição para o “horizonte espiritual”. Nasceu, como todos os deuses agrários, por um processo sincrético. (...) O mesmo sincretismo dos deuses egípcios aparece no deus hebraico. (JHPires)
O Espaço Interativo, com o livro indicado e os DVDs, darão a você uma visão ampla do processo de construção da teogonia e da teologia, que se inicia, como já vimos anteriormente, a partir das manifestações religiosas da mais alta antiguidade.