Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

Base Estrutural do © PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.

terça-feira, 12 de abril de 2011

8ª. AULA-Mitologia dos povos – mito e verdade


Objetivos Específicos
Trabalhar o mito em seu verdadeiro significado como instrumento interpretativo do mundo na construção da estrutura psicológica dos indivíduos. O mito em seu conceito puramente existencialista – niilista, responde hoje pela perpetuação do apego aos significados estratificados da civilização. Reconhecer que o mito é renovável, hoje como instrumento de propaganda ou linguagem subliminar criando modismos e dependências psicológicas. O ser humano precisa libertar-se dos significados para sair em busca da própria natureza em essência, em espírito: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” - esta é a verdadeira mensagem subliminar a ser trabalhada em todo o contexto da Filosofia Espírita (esta Aula tem sua conexão com a aula de Filosofia Espírita, “O Pensamento Mítico").

Mitologia dos povos – mito e verdade
A Mitologia não é apenas uma coleção de histórias fantásticas. É também, acima de tudo, uma representação do cosmos, uma interpretação dele que se serve de uma linguagem altamente simbólica, metafórica. Os mitos guardam em suas representações uma explicação fabulosa do real que nos põe em contato com dimensões que nos tiram do presente e do empírico por sua enorme força diacrônica e sincrônica. (C.M.Vasques)