Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

Base Estrutural do © PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.

segunda-feira, 21 de março de 2011

5a.Aula - ESPIRITISMO E ESPIRITUALISMO


Objetivos Específicos
Ainda nos tempos atuais existem interpretações ambíguas com respeito aos temas desta aula; ESCLARECER, conforme a Bibliografia, que Espiritismo é a última fase do processo de espiritualização humana, com base na fé que ilumina e na razão que direciona. (STS)

As palavras espiritual, espiritualista, espiritualismo têm uma significação bem definida; dar-lhes outra, para aplicá-las à Doutrina dos Espíritos, seria multiplicar as causas já tão numerosas de anfibologia. Com efeito, o espiritualismo é o oposto do materialismo; quem quer que acredite haver em si mesmo alguma coisa além da matéria é espiritualista; mas não se segue daí que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo invisível. (LE, Allan Kardec).