Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

Base Estrutural do © PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.

domingo, 29 de julho de 2012

BOAS VINDAS!

Olá, estimados filosofantes,

Bem vindos à nova etapa do VER - a pequena semente do carvalho oculta bela e portentosa árvore - que ela sirva de estímulo ao desenvolvimento do Saber em nossas vidas !
Prossigamos !

Sonia Theodoro e Equipe de apoio
Projeto Estudos Filosóficos Espíritas

sábado, 28 de julho de 2012

O MUNDO QUE QUEREMOS (2)

(Fotos: arquivo Sonia Theodoro da Silva)

Ontem, 27 de julho de 2012, as Olimpíadas de Londres foram abertas. Muito mais do que apenas disputar, há o consenso de participação, de autosuperação, de confraternização entre os povos, entre atletas de diferentes culturas dos cinco continentes, num dos aspectos que podem unir a todos: o esporte, além da música. E ambos estavam presentes na festa de Abertura de ontem.

Os ingleses encenaram quadros sobre a história do Reino Unido (lógico), com apelo shakespeariano à união e ao destemor (discurso de Rei Lear com o ator Kenneth Branagh) mas também deixaram claro que apoiam iniciativas que induzam à Paz e a Confraternização. Um exemplo disto foi a presença da brasileira Marina Silva, que entrou carregando a bandeira com os anéis olímpicos juntamente com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o maestro argentino Daniel Barenboim (veja o nosso artigo em http://filosofandocotidiano.blogspot.com) e prêmios Nobel da Paz. A ex-ministra brasileira é reconhecida internacionalmente por seu trabalho em defesa do meio ambiente. O único momento dissonante da festa foi a entrega da bandeira por parte dos portadores representantes da Paz a militares das três armas - num significativo "recado" subliminar porém evidente de que quem mantém a "paz" é a guerra; a presença dos guarda-costas junto a presidentes ou seus representantes, e do aparato militar presente na cidade que o diga.

A Filosofia Espírita, que chegou até nós num dos momentos mais importantes de nossa evolução, num país que, embora portador da bandeira "Igualdade, Fraternidade e Liberdade" foi quase destruído pela 1a. Guerra Mundial e na sua sequência (já que apenas fora assinado um armistício em 1917), deixa claro que essa duplicidade, essa convivência entre a Paz e a guerra tem que terminar. Seja porque ela é fomentada pelos interesses mesquinhos dos líderes das nações, seja porque o ser humano ainda a mantém ( a guerra) dentro de si.

Um sinal inequívoco de que a maioria opta pelas ações em prol da Confraternização universal, com apoio aos Pacificadores, foi a presença deles carregando a bandeira branca das Olímpíadas, bem como a presença dos corajosos atletas dos países que se encontram em guerra atualmente, a destacar os sírios e o olhar de seu porta bandeira, ao mesmo tempo alegre, pela presença na festa olímpica e triste pela tragédia que ocorre em seu país.

O mundo que queremos passa pelo respeito à Vida, de qualquer forma manifesta. Os ensinamentos dos grandes mestres e do maior deles, Jesus de Nazaré, evocam sempre essa mensagem: fomos criados pelo e para o Amor - amor sublimado que se expressa através de gestos como esse que acabamos de ver. Porém, os pequenos gestos do cotidiano refletem a nossa adesão ao Bem, aquele Bem definitivo que todos ansiamos ver nos outros, mas que poucas vezes temos exercitado em nós mesmos de forma definitiva.

Fotos: arquivo Sonia Theodoro da Silva; Imagens: TV Record, São Paulo.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

COMENTÁRIOS À AULA "VISÃO ESPÍRITA DA BÍBLIA"

SOBRE O ANTIGO TESTAMENTO: Paulo de Tarso já sabia e, nos alertou : ...... “examine tudo, e retenha aquilo que for sensato”...... Portanto, ele já conhecia muito das Escrituras (estava pronto para assumir a posição de Rabino no Judaísmo); tempos depois, inclinou-se ao Cristianismo. De fato, temos que ter critérios e cuidados, quando nos aprofundamos nos ensinamentos bíblicos. Assim sendo, o Espiritismo tem seu entendimento sobre aqueles textos; consoante ao que nos ensinou Kardec, contido em A Gênese Cap. IV – item 6. Diz : “A Bíblia, evidentemente, encerra fatos que a razão desenvolvida pela ciência, não poderia hoje aceitar, e outras que parecem estranhos e derivam de costumes que já não são nossos. Mas, a par disso, haveria parcialidade em se não reconhecer que ela encerra grandes e belas coisas. As alegorias ocupam ali, consideráveis espaços, ocultando sob o seu véu, sublimes verdades, que se patenteiam desde que se desça ao âmago do pensamento, pois logo desaparece o absurdo”. Portanto, fica claro que, o Espiritismo conserva profundo respeito por grande parte do conteúdo da Bíblia; na qual admite a ação de Deus. Ilustrando, o advento do monoteísmo, de grande valor. Outra grande prova - o Decálogo; até os nossos dias, encerrando as Leis Morais da Humanidade. Mas, não a aceita como a “palavra de Deus”. Pois, entende que, Deus não ditou nem dita livros aos homens. Porém, nem todos os seguimentos religiosos têm esta mesma visão. De fato, muitas das seitas que adotam os textos bíblicos; seguem-no na íntegra e cegamente, o que os leva (muitas das vezes), a situações delicadas. Assim, temos passagens (em todo o mundo), que fogem ao bom senso, à razão, à lógica, contrapõem-se a ciência, etc.; em face de não adotarem os critérios de que : .... “a letra mata e o espírito vivifica” .... E, desta feita, ainda assistimos verdadeiras aberrações, em face das equivocadas interpretações dos textos bíblicos, mesmo nos dias de hoje. Wilson Martins – Expositor.

COMENTÁRIOS À AULA "O ESPÍRITO DAS REVELAÇÕES"

Esta aula, nos levou à uma reflexão sobre o que a Divindade já ensejou (e, eternamente o faz), à Humanidade; no que se refere as Grandes Revelações. Assim, através de reencarnações diferenciadas que surgem, com o objetivo de fazer o ser humano crescer nesta caminhada evolutiva; Deus, à cada época, nos lega Mensageiros, com o objetivo de acelerar estes processos de avanços. Isto, dá-se nas mais diversas áreas ocupadas pelos seres humanos, tanto científica como moral; áreas que constituem os elementos essenciais para o progresso. Porém, bem que se frise, Jesus rege estas Revelações, desde sempre, vejamos isto : Em um diálogo com Publio Lentulus – pg. 87 da Obra – HÁ DOIS MIL ANOS, psicografado por Francisco Cândido Xavier; Jesus fez a seguinte afirmação àquele Senador Romano, quando na Palestina : ..... “Pastor das almas humanas, desde a formação deste Planeta, há muitos milênios, venho procurando reunir ovelhas tresmalhadas, tentando trazer-lhes ao coração as alegrias eternas do reinado de Deus e de sua Justiça” ...... Disto, concluímos que, designado, incumbido, e depois enviado pela Divindade há dois mil anos; Jesus conduz a evolução da Humanidade, desde há muito. Concluindo, diante de tudo o que se conhece em todas as áreas possíveis; três são as Revelações (cada uma a seu tempo), que até então norteiam os homens : Aquela legada por Moisés, com o monoteísmo e o Decálogo; - O Cristianismo; - O Espiritismo. Este, a seu turno, uma Doutrina (cujo conceito – é o conjunto de princípios fundamentais de um sistema); é entendido como – ciência – filosofia – religião. - Ciência, por se alinhar com a mesma e, adotar os mesmos princípios, em face de suas constatações; - Filosofia, pela busca constante de todos os conhecimentos; - Religião, por trilhar os caminhos determinados por Jesus. Wilson Martins – Expositor.