Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

Base Estrutural do © PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

21ª. AULA - A ÉTICA ESPÍRITA



Objetivos Específicos
Elucidar que os princípios de ética e moral foram trazidos pelos Mestres da Vida, como Sócrates, Moisés, Kardec, e, essencialmente Jesus de Nazaré pontuam e direcionam o ser humano à plenitude de suas capacidades. (STS)
Ética Espírita
O Senso Moral é um atributo da alma humana que desperta paulatinamente, conforme os degraus evolutivos que o Espírito vai galgando. A finalidade da existência é adquirir o mais perfeito Senso Moral, que se exprime através do Amor a Deus, ao próximo, à Vida e à Criação. (STS)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

20ª. AULA - Fé e Razão


Objetivos Específicos
Explicar que o debate entre Fé e Razão é tão antigo quanto a busca do homem pela sua própria origem; entrando pela Idade Média e chegando aos nossos dias, Fé e Razão foram separados na mesma medida em que Religião e Ciência se opõem frontalmente.
Elucidar que a Filosofia Espírita traz o poderoso elo de ligação entre ambas, uma vez que jamais poderão prescindir uma da outra.(STS)

Fé e Razão
Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade. (Dístico da abertura de O Evangelho Segundo o Espiritismo.)
Para crer, não basta ver, é necessário sobretudo compreender. (...) A fé raciocinada, que se apóia nos fatos e na lógica, não deixa nenhuma obscuridade: crê-se, porque se tem a certeza, e só se está certo quando se compreendeu. (Allan Kardec)

O debate ao lado “Ciência vs. Religião” foi realizado numa TV Educativa brasileira, entre um padre jesuíta e historiador, uma professora de filosofia e um pesquisador em física: seleção das espécies em Darwin e no neo-darwinismo, gnose e filosofia, a departamentalização do conhecimento, as respostas que a Bíblia não dá, o homem comum com seus dramas pessoais e as respostas que procura, o medo de Deus (castigos divinos), as religiões fundamentalistas, o pecado, células-tronco, e, finalmente, o grande enigma: Deus e a Vida.
Estas são algumas das questões discutidas pelos palestrantes: Qual a proposta do Espiritismo para todas elas?

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

19ª. AULA - Antigos Cristãos na Codificação Espírita- 3a. Parte



Objetivos Específicos: os mesmos das 1a. e 2a. partes.
Personagens: JOÃO, Apóstolo e Evangelista, ERASTO (Discípulo de Paulo de Tarso), LÁZARO, EMMANUEL.
Também abordaremos a Bibliografia 1 e a Bibliografia 2 do Programa VER.


SE VOCÊ QUE ESTÁ NO BRASIL E NO EXTERIOR DESEJAR O PROGRAMA DO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS - VISÃO ESPÍRITA DA RELIGIOSIDADE, ENTRE EM CONTATO CONOSCO ATRAVÉS DO EMAIL: ver_cefe@hotmail.com
COLOQUE-SE COMO SEGUIDOR DOS BLOGS DO EFE E DO VER !

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

19ª. AULA - Antigos Cristãos na Codificação Espírita - 2a. Parte



Os Objetivos Específicos desta aula são os mesmos dos da 1a. parte (vide abaixo).
Assista à entrevista ao lado e tire as suas conclusões para o futuro debate em Aula.

SOBRE MÚSICA E FILOSOFIA:
Você deve estar se perguntando o que Música tem a ver com Filosofia Espírita,Filosofia e Religiosidade ? Tem tudo a ver,veja a próxima postagem no blog http://filosofandocotidiano.blogspot.com

Ao lado, você encontrará trechos da música de Ottorino Respighi, "Os Pinheiros de Roma", tocada pelas mais renomadas orquestras do mundo, uma delas, "Os Pinheiros da Via Appia"; pois bem, num dos vídeos, há uma cadência entre a câmera e os tambores que acompanham a música, como a demonstrar a marcha do exército romano, na volta para a pátria, a princípio lento e silencioso, mostrando também as ruinas do Império dos Césares (Paulo também foi cidadão de Roma, a cidadania romana era um privilégio em sua época, hoje o conceito de Cidadania evoluiu para o conceito de Direito concedido a todos), até o grandioso "finale", a chegada do exército, vitorioso, na Roma poderosa e inesquecível (ouça com fones de ouvido para captar a riqueza de detalhes dos diversos sons das orquestras).

OUÇA TAMBÉM a música de ZBIEGNIEW PREISNER, composta sobre as palavras de Paulo de Tarso aos Coríntios (I,1-7 e 13) (ESE, cap.XV, 6,7):
Ainda quando eu falasse todas as línguas dos homens e a língua dos próprios anjos, se eu não tiver caridade (Amor), serei como o bronze que soa e um címbalo que retine; ainda quando tivesse o dom de profecia, que penetrasse todos os mistérios, e tivesse perfeita ciência de todas as coisas; ainda quando tivesse toda a fé possível, até ao ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade,nada sou. E, quando houvesse distribuído os meus bens para alimentar os pobres e houvesse entregado meu corpo para ser queimado, se não tivesse caridade, tudo isso de nada me serviria.
A caridade (O Amor) é paciente; é branda e benfazeja; a caridade (o Amor) não é invejosa; não é temerária, nem precipitada; não se enche de orgulho; não é desdenhosa; não cuida de seus interesses; não se agasta, nem se azeda com coisa alguma; não suspeita mal; não se rejubila com a injustiça, mas se rejubila com a verdade; tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo sofre.
Agora, estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade (Amor) permanecem; mas, dentre elas, a mais excelente é a caridade